
Por meio de uma rede de radiotelescópios, cientistas conseguiram criar uma imagem do blazar "Olho de Sauron". • Créditos: Y.Y. Kovalev
Cientistas publicaram um novo estudo na revista Astronomy & Astrophysics revelando uma imagem inédita de um blazar conhecido como PKS 1424+240. O objeto celeste foi apelidado de “Olho de Sauron” por sua impressionante semelhança com o vilão da franquia "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien.
A imagem foi construída com base em 15 anos de dados de rádio coletados pelo sistema de radiotelescópios Very Long Baseline Array (VLBA). "Nunca vimos nada parecido — um campo magnético toroidal quase perfeito com um jato apontando diretamente para nós", disse o principal autor do estudo, Yuri Kovalev.
O que é um blazar?
Um blazar é um objeto cósmico que tem um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia ativa. Essa formação emite jatos de plasma com um brilho muito intenso. A luminosidade extrema do “Olho de Sauron” ocorre porque o jato de plasma está quase totalmente alinhado com a direção da Terra, o que amplifica seu brilho aparente em até 30 vezes.
Os dados coletados não só permitiram uma visão detalhada do coração das emissões do blazar, mas também confirmaram a teoria de que os núcleos galácticos ativos funcionam como aceleradores de partículas.
A descoberta pode ajudar os cientistas a conectar diferentes aspectos da astronomia, como o papel dos campos magnéticos no funcionamento desses núcleos.